top of page
Buscar
  • CVicente

Respirar corretamente relaxa e sincroniza áreas do cérebro

Ciência aponta benefícios

Por se tratar de um processo mecânico e natural, nem sempre prestamos atenção à forma como respiramos. Portanto, raramente pensamos sobre o ato ou entendemos que inalar e soltar o ar de forma equivocada pode nos deixar doente.



Respirar mal causa ansiedade e estresse


Quando você está tenso, nervoso ou estressado geralmente ouve o mesmo conselho: respire fundo. A sugestão pode soar banal, mas tem fundamento científico.

Diversos estudos apontam que hábito de inalar e soltar o ar de maneira muito rápida, pode piorar a ansiedade e a tensão do corpo e resultar em estresse, que reflete em diversos problemas de saúde.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, EUA, respirar lentamente ajuda a acalmar o cérebro. Os cientistas descobriram que a respiração tranquila promove relaxamento e reduz a ansiedade porque, no cérebro, há um grupo específico de neurônios que responde à respiração e envia ao órgão sinais que regulam estados de grande excitação.


Um outro estudo, do Hospital Universitário NorthShore, em Long Island, aponta que a consciência e o controle da respiração sincronizam a atividade de certas áreas do cérebro, o que pode levar a um maior consciência emocional, relaxamento e concentração.

Respirar corretamente, inalando e soltando o ar lentamente, ainda pode trazer benefícios para pessoas que sofrem de ansiedade e até mesmo depressão, segundo um experimento conduzido pelo Hospital Fatebenefratelli e Oftalmico de Milão, na Itália.

Um exercício de respiração de apenas 30 minutos por dia já seria suficiente para reduzir os sintomas das doenças.

Por fim, saiba que respirar bem ainda favorece o sono que, consequentemente, desempenha papel fundamental para a saúde física e mental.

De acordo com um estudo da Universidade de Augusta, nos Estados Unidos, exercícios de respiração pode ter mais efeito no combate à insônia do que medicamentos e técnicas de hipnose.

Promovido por:

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O aumento da terapia "ande e converse"

Por que cada vez mais conselheiros estão levando os clientes para fora da sala de terapia e para o exterior Por Sarah Hartley É a minha hora do almoço e, com os treinadores, estou caminhando contra um

Post: Blog2_Post
bottom of page