top of page
Buscar
  • CVicente

O aumento da terapia "ande e converse"


Por que cada vez mais conselheiros estão levando os clientes para fora da sala de terapia e para o exterior

É a minha hora do almoço e, com os treinadores, estou caminhando contra uma brisa forte que atravessa a área comum de Wimbledon. Ao meu lado, não é um colega, mas um terapeuta. Jonathan Hoban, um psicoterapeuta integrador que cunhou o termo Walking Therapy está me tratando para uma sessão.

"Que bom que você embrulhou?" ele pergunta. "Só choveu cerca de três vezes. Às vezes é bom sair com tempo real, isso pode trazer muitas coisas".

Um ex-trabalhador de recuperação do NHS, Jonathan é apaixonado por divulgar a Terapia para Caminhar. É exatamente o que parece: em vez de enfrentar um terapeuta nos limites de uma prática, a sessão é realizada do lado de fora enquanto caminha . E o ambiente natural atua como pano de fundo calmante para quaisquer questões em discussão.


Em Nova York, a psicoterapia ao ar livre já é uma maneira estabelecida de os profissionais procurarem seu terapeuta. Clay Cockrell, fundador da terapia Walk and Talk, atende cerca de 40 clientes por semana no Central Park e diz:

"De alguma forma, o simples ato de caminhar enquanto fala das questões da vida cria um ambiente de possibilidades e mudanças".

Antes de conhecer Jonathan, eu me perguntava se me sentiria constrangido ; que outros caminhantes poderiam dizer que eu estava em uma sessão de terapia. Parecia um compromisso muito particular literalmente indo a público. Mas é claro que Jonathan não tem uma placa na cabeça com o nome TERAPEUTA! e não faz anotações ... e não estou visivelmente angustiado. Mas e se eu fosse?


"Bem, isso depende da habilidade do terapeuta", diz ele. Nesse momento, Jonathan vê um homem e uma mulher com cães à frente e me direciona perfeitamente para outro caminho sem interromper o que estávamos dizendo. "E eu faria assim", diz ele.

Andamos lado a lado confortavelmente e caímos em um ritmo natural, e me pego focando em marcos como uma árvore ou uma igreja ao fazer perguntas ou responder. Começo a entender que caminhar em paralelo com as distrações visuais pode facilitar o engajamento.

"A única coisa é" , ofereço, "sinto que, quando estou ao ar livre, provavelmente posso me esquivar de responder qualquer coisa que você possa me colocar, enquanto que, sentado em uma cadeira em um escritório, sinto que tenho que responder." Jonathan para de repente e me encara. Eu tenho que parar também e ele continua falando. Portanto, não importa como eu tente fugir de uma pergunta em particular, o terapeuta tem uma maneira de combatê-la - sem que se sinta em confronto.

De fato, estar ao ar livre significa que há menos restrições físicas ao meu redor, de modo que, se você está lidando com problemas de raiva, é mais fácil expressar esses sentimentos dentro de uma paisagem maior do que dentro de quatro paredes.

Os benefícios de se afastar do sofá

Jonathan diz que essa forma de terapia funciona brilhantemente para ansiedade, depressão, luto, estresse relacionado ao trabalho, problemas de raiva e dependência . Os pais e as escolas também estão sintonizando a terapia para caminhar; um verdadeiro avanço ocorreu com os alunos adolescentes, que consideram a vida cotidiana uma verdadeira luta, mas para quem a terapia tradicional é um problema.

"A terapia para caminhar está tendo sucesso com essa faixa etária que se apresenta com uma variedade de problemas. Eles não querem ser confrontados em um espaço confinado - eles podem encontrar muito contato visual direto, e assim você pode se envolver com o que parece de uma maneira muito mais informal ".

Ajustando-o

Faz todo o sentido que mães com bebês ou crianças pequenas que tenham ansiedade ou depressão pós-natal lutem para se encaixar nas sessões de terapia e, de acordo com a Jonathan Walking Therapy, oferecem a solução ideal:

"Não há preocupação em tentar manter a criança feliz enquanto está em uma sala de terapia. Caminhando ao ar livre, eles estão no carrinho, dormindo ou desfrutando do ar fresco, e é bom para todos".

Outro grupo de clientes para quem a terapia de caminhada funciona bem são os profissionais da cidade que enfrentam estresse, ansiedade e depressão.


"Você ficaria surpreso com quantas pessoas nunca tiram um tempo para caminhar. Elas passam o tempo todo atrás das mesas e podem não morar longe daqui, mas nunca saem", diz Jonathan.

Jonathan também vê homens e mulheres de esportes de elite que estão acostumados a ser ativos e respondem bem a uma forma mais dinâmica de terapia.

As vantagens óbvias de caminhar ao ar livre é que é uma experiência multissensorial, ligada a níveis mais altos de ocitocina , o hormônio "sentir-se bem" secretado pela glândula pituitária. Caminhar também reduz a pressão arterial e incentiva os clientes a se exercitarem ou pelo menos passarem mais tempo ao ar livre. E o cenário natural diz que Jonathan pode desencadear lembranças ou pensamentos sobre o passado. Cavaleiros de estábulos próximos cruzam nosso caminho.

"Olhe para eles", diz Jonathan. "Eu tive clientes notando coisas quando saímos para passear - como aqueles cavalos e dizem - 'eu costumava andar - eu tinha esquecido disso'".

A terapia para caminhar tem seus críticos. Enquanto o psicoterapeuta Phillip Hodson tem a mente aberta sobre o método, ele diz: "Uma vez um cliente me perguntou se poderíamos dar um passeio e eu disse que não. " Pergunto a Jonathan se há algum problema que não seja adequado para a terapia de caminhada.

"As questões de abuso e trauma são avaliadas em um ambiente interno primeiro, mas, dependendo das questões, também podem ser tratadas com sucesso. De fato, a natureza ajuda as pessoas que sofreram 'desassociação' a ​​'' reconectar e rea associar 'suas mentes e corpos às mundo exterior mais resolver e fundamentar qualquer sentimento de trauma ".

Ao encerrar nossa sessão, posso ver exatamente por que essa forma de terapia agrada aos clientes. Estranhamente, lembro-me bem do que discutimos por semanas depois e deduzi-o a não ser estático em uma cadeira e caminhar. Mas como você pode dizer que funcionou?

"Para medir o progresso de um cliente, peço que ele avalie os níveis de ansiedade, depressão etc. antes do início do tratamento. Depois, peça que escrevam um depoimento para descrever como a terapia de caminhada os ajudou".

No momento, Jonathan leva clientes para os parques de Londres - Hyde, Regents e Wimbledon, mas tem planos para que seu modelo de terapia ambulante seja nacional.


A terapia de caminhada de Jonathan Hoban custa £ 75 por sessão de 50 minutos.


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

10 dicas para relaxar a mente antes de dormir

Um sono restaurador é fundamental para melhorar a sua atuação e aumentar a produtividade no dia seguinte Você sabia que as atividades que realiza antes de dormir têm um impacto significativo sobre o f

Post: Blog2_Post
bottom of page